10 perguntas a que deve responder antes de decidir!
A decisão de avançar para uma remodelação, reabilitação ou construção de casa, e de como fazer, não deve assentar apenas no desejo de a realizar e na disponibilidade económica.
Ainda que não materiais, deverá ter em conta outros factores que vão determinar positivamente ou negativamente o resultado final.
A cada um dos factores aqui resumidos, associamos uma pergunta a que deve responder em jeito de auto-avaliação como parte do processo de decisão.
1. Orçamento
É a base a partir da qual deve orientar todo processo e, muito importante, implementá-lo com rigor se decidir remodelar casa ou construir.
Deve ainda prevenir-se com um valor extra para qualquer custo imprevisto.
Qual o valor que tenho disponível e qual o montante máximo de crédito, para que o encargo mensal não deixe o meu orçamento familiar sem margem?
2. O que se quer e. . . o que se pode
Remodelar ou construir uma casa é, na maioria dos casos o maior investimento de uma vida, mas é também uma decisão emocional que influencia o discernimento e a sensatez.
Nem sempre fácil, e a ponderação é aqui o ponto de equilíbio entre a realidade e a ilusão.
O que é realmente importante numa casa para a minha Família, como a vive, quais os espaços mais utilizados e os que requerem mais área e/ou mais conforto?
3. Tempo
É um bem limitado a 24h por dia e, numa obra de remodelação ou construção, é inevitável que tenha de fazer uso dele, e muito!
Tenho tempo para gerir e acompanhar os projectos e a obra?
4. Disponibilidade
A par do tempo, é outro “custo” elevado que tendêncialmente não se contabiliza, mas que vai interferir com o normal desenrolar da obra e que pode ter consequências no tempo de execução e no orçamento inicialmente previsto.
Lembre-se que, se tiver uma data para entrega da casa onde reside ou se vai alugar temporáriamente uma outra habitação durante a execução da obra, isso significa custos acrescidos, para além da pressão a que vai estar sujeito e a sujeitar a sua Família.
Tenho disponibilidade para reunir com os projectistas e empreiteiros das várias artes e acompanhar presencialmente a obra durante o horário laboral?
5. Conhecimento
É um factor fundamental para as escolhas e decisões mais técnicas, e são muitas(!), para que a soma de todas as partes resulte num final feliz.
Tenho conhecimento que julgo ser o mínimamente suficiente para poder avaliar as escolhas e decisões ténicas apresentadas pelos empreiteiros das diversas artes?
6. Imprevistos
São o “pão nosso de cada dia” numa obra, se esta não for devidamente preparada antes de se iniciarem as demolições (numa remodelação) ou a movimentação de terras (numa construção de raiz).
Não existindo essa preparação e a coordenação entre os vários empreiteiros, corre o sério risco de ver o seu orçamento revisto frequentemente, porque todos os imprevistos têm um custo financeiro.
Estou preparado para lidar e ultrapassar todos os imprevistos que venham a surgir durante a obra?
7. Saúde
Pode surpreender o leitor a inclusão deste assunto mas, na verdade, a casa com que sonhou pode “tirar-lhe anos de vida” e influenciar mesmo o ambiente familiar se a obra for uma acumulação de problemas sem fim, para um resultado aquém do esperado.
Estou preparado para enfrentar e resistir a todas as vicissitudes, mantendo-me forte mental e físicamente?
8. Avaliação
Respondidas todas as questões, sugerimos que as mesmas sejam depois avaliadas em conjunto com quem vai partilhar esta experiência, já que muitas vezes vemo-nos como um super-homem ou uma super-mulher capazes de tudo!
Não se esqueça de que isto não é um assunto só seu…
Qual é a opinião da minha Família?
9. Decisão
Esta é a primeira de muitas que vai ter de tomar se decidir avançar, seja para para remodelar uma casa ou uma construção.
Tal como em quase tudo tudo na vida, também aqui não há um meio-termo.
Tudo se resume a duas perguntas para uma única resposta, mesmo que seja contrária à sua auto-avaliação.
Não vou avançar!
Vou avançar para a administração directa da obra?
Vou entregar a obra como empreitada geral a uma empresa?
10. Escolha
Tomada a decisão e definido o seu orçamento, comece por escolher uma equipa de arquitectura e engenharia para a elaboração dos vários projectos.
Com estes concluídos e os respectivos processos de licenciamento (se necessários) e se decidiu pela administração directa, comece a procurar cada uma das várias empresas que vão intervir na obra.
Se optar pelo regime de empreitada geral, tem apenas de seleccionar uma empresa que tenha a responsabilidade de toda a gestão e coordenação de todas as artes envolvidas.
Em qualquer das opções, deve consultar empresas com experiência comprovada e de reconhecida capacidade técnica que lhe assegure a qualidade e a garantia da obra.
Agora mãos à obra, se decidiu avançar!
umseisum – um interlocutor, uma responsabilidade e uma única garantia
Guia: 10 dicas para ajudar a escolher empreiteiro
quero receber a newsletter contacte-nos