O pavimento com revestimento natural
A consciência ambiental em casa e no local de trabalho
O revestimento de um pavimento com um material natural, é mais uma práctica da consciência ambiental que é, hoje, uma preocupação das sociedades mais desenvolvidas.
Esta, reflecte-se na mudança de atitude das empresas e dos cidadãos, agora mais criteriosos na avaliação e decisão da compra de determinado produto ou serviço.
Com esta atitude, as empresas e os cidadãos pressionam as empresas a desenvolverem novos produtos com o menor impacto ambiental possível.
Para quem, a questão ambiental já faz parte do seu conceito de vida e a sua casa ou escritório não é excepção, neste artigo pode encontrar alguns materiais de revestimento existentes no mercado.
De uma forma geral, é nos processos de extração e/ou transformação da matéria-prima, que as empresas têm desenvolvido esforços para reduzir o seu impacto ambiental.
Existem outras ainda, em que a própria matéria-prima utilizada é ela mesmo ecológica, nomeadamente nos materiais de revestimento interior ou exterior.
Os materiais de revestimento que aqui apresentámos são: a cortiça; o OSB; o linóleo
A cortiça. . . mais ecológico não há
Conhecida por todos, é mais associada à produção de rolhas e de pequenos artigos decorativos, do que ao sector da construção e outros.
É, no entanto, fácilmente reconhecida como “amiga do ambiente” e como imagem típica da planície alentejana pintalgada com sobreiros.
De recordar, que a cortiça é retirada da árvore manualmente sem a danificar, e que esta se regenera a cada 9 anos, sendo por isso um recurso natural sustentável.
Importa referir que Portugal é o maior produtor de cortiça no Mundo, e por isso com impacto económico significativo.
Na construção, como em outras indústrias, a cortiça tem várias utilizações, beneficiando das suas múltiplas características:
isolante térmico e acústico; impermeabilidade; durabilidade; peso reduzido; absorção de vibrações; fácil utilização/manuseamento; reciclável.
Sendo já utilizada como componente térmico e acústico em pavimentos do tipo flutuante, a cortiça pode ser por si só, utilizada como revestimento.
Com várias espessuras, texturas e tons, é um revestimento que proporciona um bom conforto térmico mantendo a temperatura durante todo o ano, é mais suave do que outros revestimentos reduzindo o impacto no caminhar e, também por isso, na diminuição da transmissão de ruído. É também anti-bacteriano.
Para além disso é de fácil colocação, seja colado ou flutuante, com uma manutenção simples e com boa durabilidade.
A madeira. . . OSB
Ainda pouco utilizada entre nós como revestimento decorativo, seja em pavimentos, paredes, tectos ou em mobiliário, a sua estética não é, talvez por isso, de gosto comum.
Com um aspecto natural, o OSB (Oriented Strand Board), é um aglomerado de partículas de madeira em camadas cruzadas disponível em placas com várias dimensões e espessuras.
Apresenta boas caraterísticas térmicas e acústicas (ainda que não isolante), resistência à humidade, facilidade de utilização e de manutenção, durabilidade e preço atractivo.
Pela adição de resinas necessárias ao seu processo de fabrico, apresenta alguma resistência ao fogo.
Confere aos espaços um bom conforto térmico e acústico e, sendo uma boa opção em projectos de reabilitação, o seu uso pode também ser equacionado em construções novas.
Ao utilizar madeira proveniente apenas de reflorestações e não de árvores adultas, e sendo 100% reciclável contribui assim para a redução do seu impacto ambiental.
É muito utilizada em construções de madeira e na construção civil para forra de telhados ou de pavimentos para receber revestimento, em tapumes e também na indústria de embalagem.
Há linóleo e. . . linóleo
Existem vários tipos de linóleo sendo que, de uma forma geral, são associados aos que são produzidos com derivados de petróleo, como o pvc.
No entanto, existem outros de excelente qualidade, produzidos a partir de matérias-primas naturais, e com menor impacto ambiental.
Estes, são produzidos com óleo de linhaça obtido da semente da planta do linho, resina de pinheiro, fibra de madeira, calcário e fibra natural da juta.
Em rolo ou em ladrilho, tem boas características térmicas, elevada resistência ao desgaste, grande durabilidade, é anti-bacteriano e de fácil manutenção.
É por isso, muito utilizado em escritórios, estabelecimentos comerciais, hospitais e clínicas médicas.
A variedade de cores, padrões e texturas, e o conforto térmico, pode ser uma solução – ainda que pouco usual – para espaços residenciais.
umseisum – pensa como um cliente ao trabalhar sempre com ele, e a seu lado
contacte-nos receba a nossa newsletter