Remodelação de um apartamento
Projectos e obra .
Boavista | Porto .
2018 .
Num edifício do anos 60 localizado na cidade do Porto, este apartamento T2 encontrava-se bastante degradado, sendo necessário melhorar a qualidade de habitabilidade.
Das condições apresentadas pela proprietária à equipa de arquitectura da umseisum, três delas definiriam toda a intervenção:
manter o mais possível as características próprias de um apartamento da época
intervir apenas no essencial na compartimentação existente.
garantir uma maior fluidez espacial entre sala e a cozinha
O pavimento em “parquet” de madeira, o padrão do cerâmico no pavimento da cozinha, o azulejo quadrado nas paredes rematados com um “filet” também em cerâmico, o desenho das portas, os lanternins em vidro com textura, os lambrins forrados a papel e rematados com perfil de madeira nos corredores e hall de entrada e o lava-louça feito numa única peça em mármore maciço, definiam bem as caracteríticas típicas de um apartamento dos anos 60.
Menos usual e com um toque de requinte para um apartamento deste tipo, é o lambrim e o pavimento em mármore, na casa de banho principal.
Se na cozinha e no banho mais pequeno apenas se manteve o pavimento, tudo o resto foi preservado e objecto de trabalhos de restauro.
A excepção foram os lambrins no hall de entrada e corredores, agora rebocados e pintados a toda a altura.
Em mau estado de conservação, o pavimento em “parquet” de madeira maciça, foi integralmente recuperado com substituição de algumas peças e aplicação de novas nas zonas afectadas pela demolição das poucas paredes.
Da carpintaria geral, foram recuperadas as portas e aros, os armários, os rodapés e a caixilharia exterior.
A casa de banho principal foi totalmente restaurada, preservando-se os revestimentos em mármore e substituindo-se todas todas as peças sanitárias e torneiras com um design “retro”.
Para não danificar o revestimento, a nova rede de abastecimento de água em aço inox é exterior, com distribuição ao nível do rodapé em mármore preto e oculta por perfil da mesma côr.
A instalação de um autoclismo com cisterna superior accionado por corrente e punho em cerâmico, completa o ambiente da casa de banho de um apartamento da época.
A outra casa de banho foi totalmente refeita (revestimentos, equipamentos e infraestruturas), preservando-se apenas o pavimento que, no seu perímetro, passou a ter uma tarja em cerâmico igual ao das paredes.
Também a cozinha foi totalmente refeita, de que resultou ainda, uma alteração na sua ligação com a sala.
Estas, passaram a estar ligadas visualmente com a demolição da parede entre elas, e a construção de um armário com dupla função: refeições e arrumação.
Ainda na sala, foi demolido um pequeno compartimento existente destinado a despensa, que ganhou assim, mais área.
A cozinha, apesar de totalmente nova (excepto o pavimento que foi recuperado) mantém o espírito da época, adaptando-a às funcionalidades de hoje.
Tal como os originais, os armários superiores são baixos, o lambrim é em cerâmico branco vidrado e o reboco pintado na área até ao tecto.
Todos os armários e balcão de trabalho são em aglomerado laminado, uma opção em função do orçamento disponível.
O tampo do balcão/armário para refeições é, também, em aglomerado mas folheado a madeira de Mogno.
Esta foi mais uma obra de chave-na-mão da equipa multidisciplinar da umseisum, com projecto de execução e obra.
umseisum – um interlocutor, uma responsabilidade e uma única garantia
Leia também sobre a:
“ Transformação de 2 apartamentos”
contacte-nos acompanhe o nosso blog