Apartamento dos anos 50

Reabilitação de um T2

Projectos e Obra .
Rua da Boavista | Porto .
2016 .

Num edifício dos anos 50 do século passado, a umseisum reabilitou um apartamento T2 com base na proposta desenvolvida pela equipa de arquitectura.

Da proposta, resultou a reorganização da compartimentação, ajustando-a à actual forma de habitar a casa, aos anseios dos proprietários e do orçamento disponível.

Apesar da reorganização, o apartamento manteve os dois quartos, mas agora com um quarto/ suíte mais um banho para o outro quarto.

As salas de jantar e de estar – como era uso na época – são agora uma única sala, marcadas apenas pelo desnível do tecto.

Esta reorganização, implicou a quase total demolição do interior, mantendo apenas intactas as paredes entre os quartos e entre a cozinha e a sala.

A reabilitação estendeu-se igualmente às infraestruturas, com a instalação de novas redes de abastecimento e esgoto de águas, electricidade e telecomunicações.

A cozinha, tem agora um sistema de exaustão de fumos e cheiros com a instalação de meios mecânicos, ao invés da exaustão natural original.

A par do desejo dos proprietários em renovar os revestimentos, esta intervenção implicou a remoção total dos revestimentos dos pavimentos e aplicação de novos materiais.

Nos banhos e na cozinha, os pavimentos e as paredes foram revestidas com material cerâmico.

Nos outros compartimentos, os pavimentos são do tipo flutuante com vinílico de folha de madeira e as paredes em reboco com acabamento estanhado e pintura.

A renovação de pavimentos estendeu-se ao pátio exterior, com a aplicação de um revestimento cerâmico sobre a betonilha existente e a pintura dos muros de vedação.

Ainda no interior, a cozinha foi totalmente reorganizada, tornando-a mais funcional e adaptada aos novos equipamentos, e com mais espaço em armários.

A carácter da intervenção, impunha também a melhoria do conforto térmico do apartamento.

Assim, e para além dos tectos falsos em gesso cartonado em todo o apartamento, foram colocadas caixilharias em perfis de alumínio com corte térmico.

Se as caixilharias das janelas da fachada posterior foram substituídas, na fachada da frente elas funcionam como uma segunda caixilharia, preservando as existentes em perfis de madeira, respeitando assim a imagem original do edifício.

Ainda no capítulo do conforto, refira-se também, a instalação de meios mecânicos para ventilação das casas de banho.

Todas as carpintarias interiores, em madeira com acabamento a verniz, foram recuperadas e tratadas para terem um acabamento lacado a branco.

Esta foi mais uma obra da umseisum no conceito de chave-na-mão.

umseisum – pensa como um cliente ao trabalhar sempre com ele, e a seu lado

contacte-nos acompanhe o nosso blog

Portfolio global

Descubra outros trabalhos desenvolvidos pela equipa da umseisum