Moradia unifamiliar
Projectos e obra .
Rua Júlio Dantas |Porto .
2019.
A proposta do cliente para a construção de moradia, teve por base o conceito de chave-na-mão: concepção dos projectos de arquitectura e de engenharias, construção e gestão.
O programa, para habitação própria, tinha como premissas a existência de 3 quartos, ginásio, escritório, garagem e um orçamento com valor máximo definido.
O terreno, situado na zona da Foz do Douro, na cidade do Porto, estava inserido num loteamento residencial com construções vizinhas já existentes, definindo assim o número de pisos, a altura da construção e os alinhamentos.
Com o piso de r/chão destinado para a área social e cozinha, o piso superior ficou compartimentado em dois quartos, uma suite e um banho.
Para cumprir o programa do cliente, a nossa equipa de arquitectura do Atelier Geral do Porto tinha de encontrar uma solução para o ginásio e o escritório.
Com os dois pisos acima da cota de soleira já compartimentados, restava o piso em cave, também destinado a garagem, lavandaria e compartimento técnico.
Se, para estes compartimentos a funcionalidade se sobrepõe às demais características, para o ginásio e para o escritório o conforto é a principal.
A luz e a ventilação natural eram, por isso, características obrigatórias em qualquer um dos compartimentos.
A solução encontrada, passou pela construção de uma plataforma ajardinada 1,20m abaixo da cota do terreno no logradouro, permitindo assim a existência de janelas.
Resolvida a compartimentação, era necessário definir as características construtivas ideais para um equilíbrio entre a qualidade, o conforto e o custo final da obra.
As características principais para a construção da moradia ficaram assim definidas:
- Estrutura porticada em betão armado.
- Paredes exteriores duplas em tijolo térmico, revestidas exteriormente com sistema ETICS, vulgarmente conhecido pela marca Cappotto®, que se caracteriza pela aplicação exterior de placas de isolamento térmico.
- Paredes interiores em painéis duplos de gesso cartonado com caixa de ar preenchida com lã de rocha para maior isolamento acústico.
- Cobertura plana, com sistema de impermeabilização e de protecção térmica protegido por camada de godo.
- Caixilharia em perfis de alumínio para vidro duplo, com acabamento termolacado em sistemas de batente e de correr da Cortizo.
- Sistema de aquecimento das águas quentes com bomba de calor e painéis solares instalados na cobertura.
- Sistema de climatização por pavimento radiante eléctrico, propiciando uma temperatura homogénea em todos os compartimentos.
- Redes de abastecimento de água em PPR (polipropileno), que apresenta elevada durabilidade e uma diminuta perda térmica, pormenor importante na rede de água quente.
Nos revestimentos interiores, optou-se pela tradicional pintura das paredes e tectos.
Menos tradicional, foi a opção para os pavimentos, com mosaico cerâmico (resultante da opção pelo tipo de climatização) com efeito tipo madeira no piso superior e micro-cimento em tom cinza nas restantes áreas.
Nas instalações sanitárias, o cerâmico e a pintura hidrófuga convivem com as peças sanitárias suspensas e o armário para lavatório em contraplacado marítimo folheado a Freixo.
O mesmo tipo de madeira, foi também usado nos armários da cozinha, conferindo-lhe um ambiente muito particular.
Na casa de banho da suite, a particularidade é a entrada de luz zenital pela clarabóia na cobertura, solução também adoptada para a iluminação da escada.
Ao fim de 8 meses de trabalho, estava concluída a construção da moradia com a entrega da chave ao cliente.
umseisum – um interlocutor, uma responsabilidade e uma única garantia
contacte-nos