poupar tempo e dinheiro
1. Ser…realista
A primeira e mais importante de todas quando pensar em remodelar a cozinha – porque lhe vai poupar tempo e…frustações – é ser realista com as dimensões.
Não se deixe levar pelas belas imagens de catálogos ou das redes sociais que, pouco ou nada têm de comum com a sua!
2. É uma “ilha”, mas não está sózinha!
As “ilhas” estão em voga quando se trata de remodelar a cozinha, mas requerem espaço que muitas vezes não há, sendo a única solução, demolir paredes.
Esta opção implica também alterações na rede de água e de esgotos e na exaustão de fumos, e se esta será ou não eficaz, tendo em conta a localização da conduta do edifício.
Por fim, mas não menos importante, deve reflectir se esta é uma solução que se adapta ao seu dia-a-dia familiar.
3. Organizar para funcionar
A organização/localização dos electrodomésticos é outro aspecto importante quando se vai remodelar a cozinha, para tornar a sua utilização mais funcional e eficiente.
4. Organizado e funcional, mas…
A alteração do posicionamento do lava-louça e da máquina de lavar louça, obriga à adaptação das redes de abastecimento de água fria/quente e de esgoto, o que implica a substituição dos revestimentos do pavimento e das paredes.
5. Limpar e durar
A durabilidade e facilidade de limpeza dos materiais, são duas características muito importantes quando pensar em remodelar a cozinha, na escolha:
- dos revestimentos dos pavimentos e das paredes
- do tipo de acabamento dos armários
- do tipo de tampos para os balcões
- das torneiras
6. Uma cozinha quer-se…iluminada
A iluminação é normalmente esquecida no meio de tantas escolhas, mas lembre-se que é na cozinha que passa muito do seu tempo, seja para cozinhar seja para as refeições.
A localização e a altura da luz, a temperatura da côr, o consumo de energia e a luz natural, são pormenores importantes a ter em conta para obter maior conforto e eficiência.
7. Electrodomésticos: o quanto obriga!
Com a alteração da localização dos electrodomésticos, há a necessidade de adaptar o posicionamento das tomadas.
Deve aproveitar para acrescentar as que ache necessárias, tendo em conta a utilização de pequenos electrodomésticos – como a máquina de café – e as suas necessidades para uma utilização mais cómoda.
8. Ventilar é preciso
A a importância da ventilação é outro aspecto a importante na remodelação da cozinha, para que esta não fique envolta em fumos e em cheiros desagradáveis.
9. Um tecto para…esconder
Um tecto falso é normalmente utilizado para:
- esconder a conduta de exaustão quando se opta por uma ilha
- quando o pé-direito (a distância entre o chão e o tecto) é muito alto
- como parte da solução de iluminação.
10. Decidir, pode ser o mais fácil!
A decisão final e decisiva é, se vai assumir o planeamento, a coordenação, a gestão e o controlo da obra, ou se recorre a uma equipa profissional multidisciplinar com conhecimento e experiência para o aconselhar, e que seja responsável por todo o processo, desde a elaboração do projecto até à entrega final e, depois dela, pela garantia da execução.
Artigos que talvez lhe interessem:
Reabilitar ou construir a sua próxima casa? 10 perguntas a que deve responder antes de decidir.
Se já decidiu deve ler o Guia com 10 dicas para seleccionar o empreiteiro
quero receber a newsletter contacte-nos