Reabilitar e equipar
Projectos e Obra .
Junta de Freguesia de Carnide | Lisboa .
2021 .
Integrado no projecto de promoção e divulgação de arte e cultura e na realização de eventos das associações locais, a Junta de Freguesia de Carnide criou e reabilitou o Espaço Multicultural Bento Martins.
Este espaço no piso térreo da Junta de Freguesia de Carnide, instalada desde 1979 no Palácio da Quinta do Caupers ou Quinta da Luz por doação do Conde de Carnide era, na sua origem, uma cavalariça.
Ainda que em estado razoável de conservação, mas sem as condições de conforto e de funcionalidade que um espaço desta natureza exige, este foi objecto de uma intervenção a vários níveis.
A umseisum foi responsável pelo projecto e execução de toda a obra, e pelo fornecimento e instalação de todos os equipamentos, incluindo os audiovisuais.
Com uma forma regular e de estética simples, o espaço apresentava alguns elementos de interesse arquitectónico a preservar:
o tecto em abóbada com tijolo maciço de barro vermelho (vulgo tijolo burro)
o arco da estrutura em cantaria de pedra
a porta em madeira para o exterior
Com a recuperação e tratamento destes elementos, mantiveram-se inalteradas as características deste espaço construído no século XVIII, e preservada a sua memória.
Importava então, resolver algumas patologias ao nível da cantaria e das alvenarias periféricas; redesenhar o núcleo das instalações sanitárias/copa; rever e adaptar as infraestruturas e a iluminação; implementar um sistema de segurança e criar condições de acessibilidade.
No geral, o objectivo foi dotar este espaço do conforto e da funcionalidade com as condições que um multiusos requer nas suas diversas utilizações.
De entre todas as intervenções, a reconstrução do conjunto instalações sanitárias/copa /recepção, na zona central do espaço, foi a de maior impacto visual.
Esta reconstrução, permitiu que as instalações sanitárias sejam agora acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida, e que a copa, mais funcional, disponha de melhores equipamentos.
Com esta alteração, foram substituídos os revestimentos, as redes de águas e esgotos, e de electricidade.
A copa, ficou equipada com novos armários em aglomerado de madeira revestido a melamina, com lava-louça e frigorífico.
Na área multiusos, foi removido todo o soalho existente e substituído por pavimento flutuante em réguas de vinílico com textura de madeira após execução de nova betonilha.
Para dotar a sala com as condições necessárias para um perfeito funcionamento como espaço expositivo e de auditório, foram fornecidos e instalados os equipamentos de:
iluminação com “spots” em calhas e de projecção led para sanca
multimédia de som e imagem
Foram ainda recuperados e pintados os elementos existentes do estrado para montagem do palco amovível.
Como elemento de protecção e de delimitação da área de entrada, foi construído um painel decorativo em réguas de madeira com estrutura em ferro.
umseisum – criamos com rigor, conhecimento, ponderação, experiência e paixão
contacte-nos acompanhe o nosso blog