Reabilitar para transformar
Projectos e Obra .
Boavista | Porto .
2023 .
Virar do avesso, foi o que fizemos literalmente para transformar um apartamento dos anos 50, numa habitação para os dias de hoje.
Este foi um daqueles casos, em que a remodelação – mais visual do que funcional – desejada pela cliente, acabou por se transformar num apartamento “novo”.
Aquando da primeira conversa da cliente com a nossa equipa de arquitectura, esta logo se apercebeu da oportunidade para transformar o apartamento e, assim, valorizá-lo.
Com a abertura da cliente para essa possibilidade, ainda que com um investimento superior ao imaginado, apresentámos o estudo desenvolvido pela umseisum.
Ainda que seja um edifício geminado, a sua forma permitiu a abertura de vãos exteriores (ou fenestrações) para os quatro quadrantes: N; S; E; O.
No entanto, esta aparente vantagem não se reflectia na organização do apartamento:
- sala e 1 quarto a Norte
- 3 quartos (dois dos quais com varandas) e banho a Sul
- Quarto e banho de serviço, e despensa com janelas para Nascente
- Cozinha a Norte e Poente
Transformar
Assim, transformar o apartamento implicou uma reorganização quase total da sua compartimentação, resultando daí, uma melhor funcionalidade e maior conforto para quem que nele habita.
A sala, exígua, e voltada a Norte, “mudou-se” para a área anteriormente ocupada por 3 quartos, com janela e duas varandas voltadas a Sul.
Na área onde existia a única casa de banho de apoio aos quartos e um pequeno arrumo é, depois de transformada, a nova cozinha.
Projectada em “U”, a cozinha é iluminada por uma janela a Sul, e aberta para a sala com balcão para refeições.
Nesta transformação, a sala e a cozinha passam a estar servidas por um sanitário social.
A outra “metade” do apartamento, está compartimentada em dois quartos, uma suite, um banho e pela… lavandaria. Uma opção que mais adiante explicaremos.
O quarto a Norte foi mantido mas transformado numa suite, e a sala é agora um quarto dotado de um roupeiro de grande dimensão.
O terceiro quarto, com janelas para Nascente, ocupa a área anteriormente destinada ao uso de um quarto e banho de serviço, e uma despensa.
Esta despensa e o quarto de serviço, comunicavam directamente com a cozinha organizada num balcão em linha, numa área ampla, ainda que pouco funcional.
A cozinha, com janela sobre o balcão voltada a Poente, tinha ainda uma porta de acesso à escada de serviço exterior.
Este acesso, determinou a localização da lavandaria que, para além da sua utilidade, permite o acesso à escada exterior de forma independente.
Para melhorar a climatização na área dos quartos, foi instalado um sistema de ar-condicionado com grelhas.
Um apartamento com uma nova estética
Comum a toda a casa, com excepção das casas de banho, é o pavimento vinílico com imitação de madeira. Uma solução condicionada pela espessura disponível.
Todas as paredes são pintadas num tom camurça, em contraste com a carpintaria lacada a branco, a mesma cor utilizada nos tectos.
Estes são, em todos os compartimentos, em gesso cartonado com estrutura suspensa, melhorando assim o conforto térmico, e permitindo a instalação de iluminação embutida.
Nas casas de banho, o cinzento predomina nos pavimentos e paredes, interrompido pelo azulejo branco com textura nas paredes dos lavatórios.
Brancos, são também os equipamentos sanitários e as bases de chuveiro com cabine em vidro.
Na cozinha, predomina a pedra mármore como revestimento, com destaque para o balcão de refeições e o painel que se prolonga para a parede.
Os armários, em três níveis, são em MDF hidrófugo lacado, numa combinação das duas cores presentes em todo o apartamento.
Da proposta para transformar o apartamento, á realização da obra, todo o processo foi assegurado pela nossa equipa multi-disciplinar de arquitectura, engenharia, obra e gestão.
Descubra o que podemos fazer pela sua casa, no nosso portfólio de habitação.
umseisum – um interlocutor, uma responsabilidade e uma única garantia
contacte-nos acompanhe o nosso blog