Edifício para lar de idosos
Estudo Prévio .
Arouca .
2022 .
Num equipamento com as particularidades inerentes à instalação de um Lar de idosos, são várias as exigências a considerar no desenvolvimento de um projecto de arquitectura.
Ao programa/organigrama apresentado pela cliente à equipa da umseisum, há que conciliá-lo com dois conjuntos de factores:
- A forma, a área e a orografia do terreno
- A conformidade com a numerosa legislação aplicável ao exercício da actividade
Com forma irregular para uma área total de 2.332m2, o terreno apresenta uma orografia acidentada, com desníveis acentuados entre os dois arruamentos a Poente e a Nascente, e ao longo destes de Norte para Sul.
Para minimizar o movimento de terras, a implantação do edifício apresenta dois volumes, que se interceptam transversalmente no extremo Sul do arruamento a Nascente.
Um volume em “L” com cave + 3 pisos, e um outro rectangular com cave +1 piso, interceptando-se ao nível do 1º piso de ambos.
Estes dois volumes, estão ainda ligados ao nível da cave, destinada a estacionamento do Lar de idosos, e com acesso pelo arruamento a Poente.
Para o interior da propriedade, e para vencer o desnível existente, a proposta prevê a construção de patamares acessíveis e ajardinados, para fruição dos utentes.
Ainda na fase de estudo prévio, há que observar o conjunto de regulamentos aplicáveis para um Lar de idosos, já que este condiciona a organização e as características dos diferentes espaços.
O programa
Com 44 unidades de alojamento em quatro tipologias (quarto ou suíte, single ou duplo), o programa apresentado à equipa de arquitectura continha duas grandes áreas:
- a de cuidados e assistência médica com 2 gabinetes médicos, sala de enfermagem, sala de recobro e ginásio para fisiatria
- a social, com uma sala polivalente para convívio e desenvolvimento de actividades lúdicas, e uma outra para refeições.
A estas, mais visíveis, outras tantas “invisíveis”: a cozinha com uma organização industrial, as áreas técnicas e de armazenagem, área para os colaboradores e capela.
A organização vs utilização
Com as premissas do programa e uma base para a implantação já alinhavada, o estudo centra-se na organização dos diferentes espaços e na sua interligação.
A equipa de arquitectura da umseisum, desenvolveu a organização espacial de acordo com o tipo e o modo de utilização das várias áreas, com dois objectivos:
- um funcionamento práctico e racional, logo mais eficiente
- o conforto para toda a comunidade, dos residentes ao pessoal de todas as equipas de apoio.
É segundo estes princípios, que o edifício para este Lar de idosos constituído por dois volumes, fica assim distribuído:
- Volume em “L” – com três pisos, os dois superiores destinam-se às unidades de alojamento, afastando-os do ruído e do movimento natural da área social.
o primeiro piso, divide-se entre a área técnica/armazenagem mais enterrada no terreno e com acesso independente para mercadorias e equipamento por monta-cargas, a capela, a área médica e a recepção.
- Corpo transversal: com um piso, localiza-se toda a área social com a sala polivalente, a sala de refeições e a cozinha; partilha ainda neste piso, a área de recepção com o outro corpo.
- Ambos os corpos têm um piso comum em cave para estacionamento automóvel, com acesso pelo arruamento a Poente.
A entrada para o Lar de idosos faz-se pelo arruamento a Nascente, no seu extremo Sul.
Na concepção do estudo, e como já referido, foram observadas as condições dos diversos regulamentos aplicáveis, das acessibilidades à segurança contra incêndios, da confecção de alimentos aos cuidados de saúde, das áreas sociais às áreas de apoio.
umseisum – criamos com rigor, conhecimento, ponderação, experiência e paixão
contacte-nos quero receber a newsletter