Assembleia de Freguesia
Projectos e Obra .
Carnide | Lisboa .
2021 .
Instalada desde 1979 num palácio do século XVIII, por doação do Conde de Carnide, a Junta de Freguesia de Carnide procedeu à remodelação de um espaço para instalação da Assembleia de Freguesia.
Num processo de reabilitação faseada em vários compartimentos do edifício, foi entregue à umseisum por concurso, a execução de toda a obra e o fornecimento do mobiliário e dos sistemas multimédia para a nova sala da Assembleia.
Sendo o propósito final a reabilitação do edifício e a instalação da Assembleia de Freguesia, havia que dotar este espaço centenário com as condições e a imagem que são devidas a uma utilização institucional.
Nesse sentido, foram executadas novas infraestruturas de electricidade, de telecomunicações e da pré-instalação de ar-condicionado, e uma nova paleta cromática para as paredes e carpintarias.
O compartimento no r/chão do edifício, até aqui utilizado como repositório de bens, apresentava várias patologias nas paredes e tecto a necessitar de intervenção urgente.
Para além de manifestações de humidade por capilaridade na base de algumas paredes, a situação mais crítica verificava-se no tecto, ainda que numa área circunscrita.
O tecto em estuque, todo ele decorado com ornatos em gesso (sanca e florões) foi completamente restaurado, com raspagem e limpeza do revestimento e reparação das fissuras.
Mais profunda, foi a intervenção num dos florões que ornamentam cada um dos quatro cantos da sala e que se encontrava em avançado estado de degradação.
Neste caso, foi necessário proceder de imediato à remoção e/ou consolidação dos elementos em risco de queda e ao tratamento das infiltrações e fungos.
Após a necessária recuperação dos suportes de madeira danificados, o acabamento foi reposto com a reintegração, reaplicação ou reprodução dos elementos decorativos.
Nas paredes que apresentavam patologias resultantes de infiltrações, houve a necessidade de remover e refazer o reboco, agora com a adição de um impermeabilizante.
O revestimento em madeira do pavimento foi totalmente removido para colocação de uma membrana impermeabilizante e de isolamento térmico.
No novo pavimento, do tipo flutuante, foram aplicadas réguas de vinílico com textura a imitar madeira.
Todas as carpintarias em madeira maciça (portas, aros, guarnições e rodapé) foram também recuperadas e tratadas para receberem acabamento a pintura.
As portadas das janelas e as portas de sacada são totalmente novas, executadas numa marcenaria tradicional.
No caso dos aros mais danificados e do rodapé, executaram-se novas peças respeitando o desenho e as dimensões originais.
Para além da nova rede eléctrica e repectivas tomadas e interruptores foram fornecidos e instalados equipamentos de iluminação como os apliques de parede, e a fita LED para iluminação na sanca, com controlo dimável ligado ao sistema multimédia.
No âmbito do concurso, foi igualmente fornecido todo o mobiliário, assim como os sistemas multimédia de captação, difusão e gravação de som e imagem.
umseisum – um interlocutor, uma responsabilidade e uma única garantia
contacte-nos acompanhe o nosso blog