Reconstrução de moradia unifamiliar
Projectos e obra .
Rua Jorge Reinel | Porto .
2019 .
Numa rua simples, com nome de um dos grandes cartógrafos da época dos Descobrimentos e numa das zonas privilegiadas da cidade, foi necessário reconstruir esta casa do início do séc XX para a resgatar da ruína.
Devoluta e em avançado estado de degradação, todo o interior foi demolido para ser reconstruído segundo um projecto da umseisum, adaptado às necessidades e objectivos do proprietário.
Com um único piso de 65m2 de área de construção com frentes orientadas a Sudeste para a rua, a Sudoeste para o acesso lateral e a Noroeste para o logradouro, o projecto privilegiou a relação entre a zona social (cozinha e sala) e o exterior. Os dois quartos, estão agora voltados para a rua.
Da construção incial, mantiveram-se as paredes exteriores em pedra da fachada principal e lateral assim como a cobertura, ainda que esta tenha sido objecto de um reforço estrutural com perfis em ferro.
Também por questões de segurança, a equipa de engenharia da umseisum, achou necessário reconstruir a parede exterior voltada para o logradouro.
Com a demolição das ampliações ilegais edificadas ao longo do tempo, foi necessário reconstruir todo o pavimento, transformando-o numa área de estar exterior.
A equipa de arquitectura da umseisum, que gosta de manter presente a memória dos espaços nas intervenções que projecta, optou por manter visível uma boa parte da estrutura original do telhado.
Para além do reforço estrutural realizado, o telhado foi totalmente isolado térmicamente e toda a estrutura em madeira foi preservada e tratada.
Para melhorar a eficiência térmica, as paredes exteriores foram revestidas com o sistema ETICS, vulgarmente desigando por Cappotto, com acabamento a pintura.
Interiormente, e depois de tratadas, estas paredes e a de meação foram revestidas com painéis em gesso cartonado (vulgo Pladur) sobre estrutura metálica.
Foram também revistas as vedações do telhado com a construção vizinha, tal como o tratamento e regularização da parede de meação no exterior.
Toda a compartimentação foi executada em estrutura metálica com painéis duplos em gesso cartonado, com caixa de ar.
Também os tectos são em gesso cartonado, ora planos, ora em duas águas acompanhando o telhado.
As caixilharias dos vãos exteriores são agora em perfis de alumínio com corte térmico, e as antigas persianas exteriores, foram substituídas por portadas interiores em aglomerado MDF esmaltadas a branco.
Descubra outras casas e apartamentos que ajudámos a transformar.
umseisum – um interlocutor, uma responsabilidade e uma única garantia
contacte-nos