Transformar um t3+1 em T2
Projectos e Obra .
Rua de Tânger | Porto .
2021 .
No conceito de chave na mão, foi entregue à umseisum um apartamento T3+1 inserido num edifício do início dos anos 70, para transformar num T2.
Com uma nova organização espacial adaptada às necessidades dos novos proprietários, o apartamento tem agora uma suite com “closet”, um quarto e um banho.
A alteração estende-se ao hall de entrada, que ganhou transparência para a sala com a substituição da parede por um armário/estante e, com ele, a luz natural.
Também a cozinha é agora um espaço aberto para a sala, como que um prolongamento da área social, com o mesmo pavimento e um balcão para refeições.
Com 50 anos de vida, impunha-se a substituição de todas as infraestruturas (do abastecimento e esgoto de águas à electricidade), adaptando-as também à nova organização e aos novos equipamentos.
A eficiência energética e o conforto térmico, foram outras das preocupações na base desta transformação/remodelação realizada pelas equipas da umseisum.
Para além das demolições necessárias para transformar o apartamento, todos os revestimentos das paredes e dos pavimentos foram removidos.
Com excepção dos pavimentos dos banhos, que são em cerâmico, todo os restantes são do tipo flutuante, em réguas de madeira aplicadas em espinha.
Os tectos são, todos eles, em gesso cartonado pintados a branco com iluminação embutida.
Toda a carpintaria, como roupeiros, aros de portas e rodapés, são em MDF lacado, tal como os armários superiores da cozinha.
Já os inferiores, igualmente em MDF, são revestidos com folha de madeira de Carvalho.
Ainda na cozinha, o tampo do balcão e a mesa de refeições são em material compósito de elevada resistência.
Nos banhos, destacam-se os armários em ripado de madeira maciça de Nogueira Americana, sobre MDF.
Aqui, os pavimentos e as paredes partilham o mesmo cerâmico e os tectos falsos em gesso cartonado. As peças sanitárias são do tipo suspensas.
As infraestruturas de abastecimento de água quente e fria são em tubagem do tipo PPR, sendo a primeira abastecida por termoacumulador eléctrico.
A eficiência energética foi melhorada com a substituição de todas as caixilharias exteriores, sendo agora em perfis de alumínio com corte térmico para receber vidro duplo.
A climatização de todo o apartamento é assegurada por um sistema multi-split de ar-condicionado, que permite manter o conforto térmico durante todo o ano.
umseisum – criamos com rigor, conhecimento, ponderação, experiência e paixão
contacte-nos receba a nossa newsletter