Uma moradia com 75m2
Estudo .
Leça da Palmeira | Matosinhos .
2022 .
Esta moradia, está inserida numa malha urbana de Leça da Palmeira, no concelho de Matosinhos, caracterizada pelo conjunto de construções geminadas com apenas 1 piso.
Este estudo prévio apesentado pela nossa equipa de arquitectura, foi desenvolvido a partir de duas condições da proprietária: 2 quartos e estacionamento para 1 automóvel.
O estacionamento, no logradouro da frente da moradia, implica o rebaixamento do pavimento para a cota da rua e a reconstrução do muro de vedação.
A reorganização interior proposta, com a demolição de todas as paredes, redimensiona todos os espaços e cria uma área ampla aberta para o logradouro posterior.
Esta área ampla, marcada pelo volume monolítico do sanitário social que se propõe ser revestido com madeira, é composta por três zonas: cozinha, refeições e estar.
A presença da madeira, em ripado, estende-se aos móveis da cozinha, contribuindo para um ambiente visualmente mais “quente” e confortável.
A área social é o centro da casa, para onde se “abrem” os dois quartos, o sanitário social, a casa de banho e a entrada principal.
Os vãos da fachada posterior abertos para o logradouro, permitem conciliar o conforto e a economia energética:
- o conforto, aproveitando ao máximo a luz natural
- a economia energética, tirando partido do tempo de exposição solar que caracteriza uma orientação a Sul e, com isso, reduzir a utilização de luz artificial.
O conforto térmico e a economia energética são ainda reforçados com a instalação de caixilharias de perfis com corte térmico.
A melhoria da eficiência térmica da moradia, contempla ainda, o revestimento das fachadas com o sistema ETICS de isolamento térmico pelo exterior, vulgo “Cappotto”.
No logradouro orientado a Sul, serão demolidas as construções ali existentes, mantendo-se apenas uma área para lavandaria na meação lateral do terreno.
O espaço restante do logradouro, será uma zona de estar, com uma pequena área ajardinada.
No geral, e dado o estado de conservação actual, é necessária uma intervenção ao nível das infraestruturas e da cobertura.
A intervenção na cobertura permitirá, para além do reforço estrutural e da substituição da telha, a colocação de isolamento térmico, contribuindo para a melhoria da eficiência térmica.
Nas infraestruturas, serão substituídas todas as existentes e instaladas as que actualmente são necessárias, como a de telecomunicações.
Este estudo, foi apresentado no âmbito de uma proposta da umseisum no conceito de chave-na-mão, com projectos e obra.
umseisum – criamos com rigor, conhecimento, ponderação, experiência e paixão
contacte-nos acompanhe o nosso blog